sexta-feira, 18 de março de 2011

Eu não poderia deixar de publicar essa história comovente uma criança de 6 anos mora sozinha e isolada da sociedade: uma vítima do preconceito.




Na China, um garoto de 6 anos de idade está vivendo por conta própria. É uma criança prodígio? Não, é uma pessoa com HIV positivo.




Ah Long perdeu seus pais recentemente, vítimas da AIDS, e teve de se virar em um país que trata o HIV como doença moral... uma espécie de punição para aqueles que possuem uma “vida desregrada”.



O garoto cozinha, lava as louças, limpa a casa e se cuida sozinho. Ele vive na casa de seus falecidos pais na província de Guangxi, na China. Sua avó, de 84 anos, se recusou a adotá-lo, apesar de visitá-lo frequentemente para ajudar a criança a cozinhar e cultivar as hortaliças que plantou nas proximidades da casa. Sua única companhia de verdade é o seu cachorro Lao Hei.


O cachorro o acompanha e não o discrimina. Seria o cachorro mais inteligente, ou mesmo mais humano, do que nós?

Não adianta qualquer um de nós tentar explicar a AIDS para uma criança como Ah Long. Para ele, a AIDS significa que outras crianças não gostam de ficar próximas a ele, que nenhum médico trata os seus ferimentos e que sua própria avó não aceita morar com o neto. A AIDS também significa que Ah Long terá de estudar por conta própria, já que a escola local se recusou a aceitá-lo. Enquanto isso, a prefeitura local o ajuda com 10 dólares por mês.


Ah Long carrega a lenha para prepar sua comida.

Esse é o típico fato que reacende as discussões sobre a discriminação e a cultura em outros países. No Brasil a estimativa do Ministério da Saúde é de que existem 630 mil habitantes com HIV no país, com notificação de 608 casos positivos em crianças até 5 anos de idade entre 2009 e 2010. O que me pergunto é: será que o cotidiano dessas crianças não teria as mesmas semelhanças tristes da vida do menino chinês? Será que nós mesmos tratariamos diferente Ah Long, caso vivessemos na comunidade em que ele nasceu e vive isolado?



Estudando sozinho. Nenhuma escola o aceita.

Pois é... aposto que você, que sempre diz palavras de amor à humanidade diz que não. Mas eu duvido. Não por não te conhecer, mas por saber do que a humanidade é capaz. Ela é capaz de criar coisas maravilhosas... mas também é capaz de isolar uma criança de 6 anos por carregar uma culpa que não é dela.