domingo, 25 de agosto de 2013

Cidade na Nova Zelândia inaugura primeira igreja no mundo feita de papelão


Quase três anos após um terremoto ter destruído uma catedral gótica de 132 anos na cidade de Christchurch, na Nova Zelândia, uma nova catedral foi construída no local inteiramente feita de papelão. Projetada pelo arquiteto japonês Shigeru Ban, a catedral anglicana temporária foi aberta ao público neste mês de agosto.
Com o terremoto, Christchurch perdeu 185 pessoas e viu 220 prédios históricos ruírem, apagando grande parte da história de Christchurch.
A construção custou US$ 5,3 milhões e foi projetada para acomodar 700 pessoas e ter vida útil de 50 anos, segundo o Urban Christian News. A catedral faz parte de um projeto chamado ”arquitetura de emergência”, em que estruturas podem ser rapidamente erguidas em zonas de desastres.
- Quando eu comecei a fazer isso, em 1986 ninguém falava de temas ambientais, ecologia, arquitetura verde. E aí isso virou moda. Não comecei a fazer isso por uma estratégia comercial ou ambiental, era um material reciclável, que a gente podia voltar a usar. A moda veio depois – afirma Ban.
A igreja foi construída a partir de tubos de papelão revestidos com poliuretano à prova de água e bloqueadores de fogo. Os tubos foram colocados em um ângulo que segue as linhas da cobertura da catedral danificada pelo terremoto. Contêineres foram utilizados para fazer portas, e a fachada frontal foi construída com vitrais feitos pelos próprios cidadãos de Christchurch.
Com informações Gospel+