sexta-feira, 22 de junho de 2012

Evangelismo via oral cresce em todo mundo


Forma de pregar o Evangelho foi utilizada amplamente por Jesus em seu Ministério
O evangelismo oral, em que o Evangelho é pregado com conversas ao invés de textos escritos está crescendo em todo o mundo. Segundo a International Orality Network (em português, Rede de Oralidade Internacional), 70% da população do mundo aprendem sobre o plano da salvação por via oral. Isso significa 4,35 bilhões de pessoas que não podem ou não dependem de instrução escrita para a aprendizagem.
Atualmente, cerca de 2700 grupos linguísticos ainda não tem uma versão própria da Bíblia escrita, segundo o site Charisma.
Segundo o presidente emérito da Living Water International disse à agência de notícias Assist, um número crescente de igrejas, ministérios e organizações missionárias estão se tornando interessados e envolvidos com a oralidade.
A pregação via oral tem sido praticada no trabalho missionário na Ásia, África e América Latina, mas também tem se mostrado eficaz com as igrejas na América do Norte, Europa e países ocidentais.
Entre as características dos ministérios de evangelismo oral estão o empenho e a repetição da mensagem.
Em um workshop da instituição Living Water em Houston participantes reconheceram que o método funciona bem em prisões, entre os sem-teto e ministérios de rua.
A maioria dos contemporâneos de Jesus eram aprendizes orais. Estudo atestam que apenas 3% a 12% das pessoas daquele tempo teria tido acesso às Escrituras e poderia ler e compreender os escritos.
Isso mostra porque as parábolas e histórias e perguntas respondidas que Jesus utilizou tem sido reproduzidas por mais de 2 mil anos.
A maioria das pessoas no tempo de Jesus aqui na terra eram aprendizes orais. Os estudiosos nos dizem que apenas 3 por cento a 12 por cento das pessoas daquele tempo teria tido acesso às Escrituras e poderia ter lê-los com compreensão.
Assim, podemos entender por que Jesus usou histórias e parábolas, perguntas, e as relações criadas e comunidade como ela foi reproduzida através de seus seguidores por 2.000 anos.
Via: Gospel Prime



Nenhum comentário:

Postar um comentário