sábado, 8 de março de 2014

Filipe Coelho fala da campanha pela libertação do pastor Saeed, no Irã

A campanha 'Save Saeed' tem sido divulgada nas igrejas e nas redes sociais. Filipe pede que as pessoas orem e participem.

Filipe Coelho participa do Centro Americano de Lei e Justiça como diretor de operações no Brasil, e é envolvido na proteção de liberdade religiosa em todo o mundo. 
Filipe CoelhoAtualmente, Coelho está engajado na campanha pela libertação do pastor Saeed Abedini, que está detido em uma das prisões mais perigosas do Irã.
Abedini é um ex-muçulmano nascido no Irã que sofreu discriminação de autoridades islâmicas quando se converteu ao cristianismo em 2000. Ativo nas igrejas cristãs iranianas, mesmo em meio à perseguição, ele começou a ser mais reprimido em 2005, com a chegada de Mahmoud Ahmadinejad no governo, então ele e a esposa foram para os Estados Unidos.
Em uma visita anterior ao Irã, Abedini havia sido detido pelas autoridades iranianas e liberado somente depois de assinar uma declaração, dizendo que concordava em interromper as atividades da igreja doméstica no país.
No entanto, em uma visita feita em 2012 ele foi formalmente preso, sob a acusação de atentar contra a segurança nacional e condenado a oito anos de prisão.
Recentemente, Barack Obama, presidente dos Estados Unidos, se pronunciou publicamente apelando às autoridades do Irã que libertem Saeed.
Em entrevista ao GUIAME, Filipe Coelho falou sobre o apelo de Obama, a campanha 'Save Saeed', e o envolvimento da igreja. Confira:
GUIAME: O pastor Saeed Abedini foi preso e condenado em 2012 sob a acusação de atentar contra a segurança nacional. Há algum fundo de verdade nessa acusação?
Filipe Coelho: Nenhuma verdade nisso. Ele foi preso quando foi visitar o orfanato no qual ele ajuda no Irã. Foi preso por apenas ser um cristão. 
GUIAME: Você está engajado na campanha 'Save Saeed'. Que tipo de ação tem sido feita?
FC: Nesse caso específico criamos a campanha Save Saeed. Tenho visitado 10 igrejas por mês falando e pedindo ajuda sobre o caso do Pr. Saeed. Pedimos que as pessoas tirem uma foto segurando uma placa ou com a camiseta 'Save Saeed', e, em seguida, que usem suas redes sociais para postar essa foto usando a frase #savesaeed. Assim achamos a foto e enviamos para a mídia internacional. Hoje já temos mais de duas mil fotos de pessoas que participaram na campanha. Temos fotos também de igrejas de até doze mil pessoas segurando uma faixa dizendo Save Saeed, ou seja, já alcançamos dezenas de milhares de pessoas por onde temos passado. Fora as pessoas que tem participado através da internet. 
Já tivemos muitas pessoas conhecidas no nosso meio que tiraram a foto e com isso eles influenciam muitos a fazerem o mesmo.
Save Saeed

Nenhum comentário:

Postar um comentário