quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Por que os homens não gostam de ir à igreja?

Por que os homens não gostam de ir à igreja?
Normalmente o público nas igrejas é formado em sua maioria por mulheres com maridos e família, mas também mulheres casadas que frequentam sem seus maridos, mulheres viúvas, mulheres solteiras, jovens e idosos. É pouco provável que você veja algum marido frequentando sem a sua esposa ou muitos homens solteiros.
O Centro de Pesquisa Pew, nos EUA, divulgou dados de pesquisa entre 2008 e 2009 que apontam que cristãos no mundo oscilam em cerca de 53% do sexo feminino e 46% do sexo masculino. Nos EUA, as pesquisas mostram uma disparidade bem maior: 61% de mulheres e 39% homens. Em números absolutos, isto significa que, em qualquer domingo na América, há 13 milhões a mais de mulheres do que homens frequentando os cultos.
A disparidade de gêneros é MAIOR nas principais igrejas liberais das pequenas cidades e áreas rurais e MENOR nos centros urbanos, mais conservadores, em igrejas não denominacionais, mas ocorre igualmente em ambas as igrejas protestante e católica.
Homens não estão apenas em menor proporção frequentando a igreja, eles também são menos propensos a se engajar na fé de outras formas. David Murrow revela em seu livro, “Por que os Homens Odeiam ir à Igreja”, pesquisa realizada por George Barna que descobriu que as mulheres são muito mais inclinadas a se envolver com a sua igreja em quase todos os níveis. Mulheres, de maneira geral, são mais propensas a participar da Escola Bíblica Dominical, a participar de um pequeno grupo de comunhão, a ter um tempo devocional ou meditação, a trabalhar  como voluntárias numa igreja, a ler a Bíblia, a dedicar-se a oração etc. Barna chega a concluir que “as mulheres são a espinha dorsal das congregações cristãs na América.”
Veja as principais desculpas que os homens apresentam para não irem a igreja, em ordem crescente (da menos importante, para a mais importante):
  • Não tenho tempo;
  • Igreja simplesmente não funciona para mim;
  • É muito chato;
  • Não é importante para minha vida;
  • Não gosto do pastor;
  • Não quero falar a respeito;
  • Cultos são muito longos;
  • Eles pedem muito por dinheiro;
  • Igreja é para fracos;
  • O motivo número um que os homens apresentam para não ir à igreja é o: “há muitos hipócritas lá!
Analisadas essas desculpas, elas não fazem muito sentido, já que as mulheres enfrentam os mesmos desafios e mesmo assim mantém a igreja como prioridade em suas vidas. Descobrir as barreiras reais que impedem os homens de irem às igrejas é um dos desafios que se apresenta à igreja atual; por que apresentam motivos, tentando se justificar ao invés de tomarem as mesmas atitudes das mulheres.
No livro de Leon J. Podles, ele justifica que há pelo menos sete séculos a igreja vem padecendo com esse fenômeno. E isso não é assunto para simplórios, pois Podles, aponta muitos outros fenômenos adjacentes que influenciaram na debandada masculina da igreja séculos atrás e envolve tantos estudos paralelos que não cabem no escopo desse artigo. Apenas para constar, ele aponta como os cristãos da Era Pré-Vitoriana, no Reino Unido estavam muito mais familiarizados com o Leão da Tribo de Judá que nós os atuais estamos. Para eles essa imagem evocava um apelo diferente, muito mais masculino, que os incitava a estarem na igreja após o rugido do Leão, enquanto para nós, tão distantes de guerras e conflitos (exceto a violência das favelas), da simbologia do leão, da própria realidade com esse animal, soa apenas como retórica que ecoa palidamente em nossas memórias.
David Murrow faz a triste constatação para a igreja cristã norte-americana, de que a “feminilização da cultura cristã não se trata de uma conspiração, ela simplesmente é resultado de uma instituição e indústria focados no seu mercado. Quando fabricantes de produtos cristãos miram as mulheres, eles fazem mais dinheiro. Quando rádios e TVs miram as mulheres conseguem maior audiência. Quando igrejas miram as mulheres conseguem mais voluntários. É um simples jogo de números.” (Murrow, p.64).
Que resposta deveríamos dar a isso? O próprio Murrow propõe que deveria ser removido esse “pacote irmãzinha/mocinha” que a indústria e a cultura cristã impuseram ao cristianismo – norte-americano, diga-se – e apresentar Cristo como ele é, que Ele tem força suficiente para atrair a todos igualmente.
O tema que o livro de Murrow levanta não é possível de ser esgotado nesse artigo, há muitos e muitos caminhos que as pesquisas demonstram e ele aponta que não caberiam aqui. Ele fala sobre a adoração/louvor e como esse binômio tem se desenvolvido na igreja desde há dois séculos atrás e afetou diretamente a maneira como o homens se afastaram da igreja, como o homem moderno trocou o cristianismo pelo culto à masculinidade – a sua, diga-se de passagem – e tantos outros. Era interessante que mais pessoas se debruçassem sobre esse fenômeno no Brasil também para poder entendê-lo em que medida ele afeta a comunidade brasileira e dar uma resposta adequada à igreja.
Esses estudos e pesquisas, em sua grande maioria, foram feitos para o público norte-americano, mas creio que não destoam tanto da realidade brasileira em grande parte. Que sirvam para nos alertar e aguçar nosso cuidado em como conduzimos nossos cultos, nossa adoração, nossa motivação, pois Cristo morreu por todos, homens e mulheres; “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei” (Mateus 11:28).
Bibliografia:
Why Men Hate Going To Church, David Murrow. Thomas Nelson, 2011.
The Church Impotent, Leon J. Podles. Richard Vigilante Books, 1999

Nenhum comentário:

Postar um comentário