sábado, 3 de novembro de 2012

Padre Marcelo busca catolicismo de massas, mas menos atento às questões sociais

A guinada conservadora católica, o acelerado declínio numérico da filial brasileira da Santa Sé e a avalanche pentecostal acirraram a competição entre católicos e evangélicos a partir de 1980. Essa peleja deflagrou uma disputa religiosa pelo espaço público e uma desenfreada ocupação religiosa da mídia e da política partidária.
A ocupação religiosa do espaço público, sobretudo nas capitais e regiões metropolitanas, tornou-se ainda mais monumental, mais espetacular e mais triunfalista. Tudo para causar o maior impacto evangelístico, gerar a maior visibilidade pública e revestir seus líderes e suas organizações religiosas de maior poder, status e legitimidade.
Foi por isso que católicos, liderados por carismáticos e suas comunidades, e neopentecostais, turbinados pela famigerada teologia da prosperidade, trataram de investir pesado em megaeventos, megasshows, megamarchas e megamissas e torrar fortunas na construção de imponentes santuários e catedrais.
Não é à toa que a inauguração do maior templo católico da América Latina ocorra nesse contexto de vigoroso ativismo religioso e de midiatização da religião intensificado por uma concorrência inter-religiosa sem precedentes na história nacional.
Autor do slogan "sou feliz porque sou católico" e líder religioso mais popular do país, padre Marcelo Rossi foi o idealizador do Santuário Theotokos "" Mãe de Deus. A fim de resgatar as ovelhas desgarradas do rebanho e de impedir o "avanço das seitas", o sacerdote multimídia, multitarefa e workaholic tem trabalhado, em ritmo toyotista anos a fio, como cantor, ator, escritor, radialista e tele-evangelista, militado no Twitter e no Facebook e, de quebra, acolhido romarias de políticos às missas em busca da bênção nas urnas. Em reconhecimento a seus feitos, o papa Bento 16 lhe deu o Prêmio Van Thuân, em 2010.
Assim ele vai contribuindo para configurar um catolicismo de massas alegre, corpóreo, sensorial, emotivo, mágico, midiático, terapêutico, taumatúrgico, moral e teologicamente conservador. Mais popular, mas menos intelectualizado e menos atento aos problemas socioeconômicos.
Fonte:Folha

Um comentário:

  1. Olá, tudo bem?
    Parabéns pelo seu blog, é uma alegria encontrar mais um blog Cristão, e aproveitando a visita, estamos aqui te convidado, para conhecer o nosso novo agregado de links Cristãos [Links –Amigo De Cristo ], onde você tem a oportunidade de divulgar seu blog, aumentando as visitas positivamente, assim como difundindo seu trabalho em uma plataforma dinâmica, que irá contribuir na divulgação de seus textos e conteúdos, posts, em fim você pode enviar seus links e ter a certeza que irá ter um retorno de visitas, para enviar seu link, é muito simples e sem burocracia, basta apenas cadastrar seu blog, clicando aqui [ Cadastrar Blog], depois que seu blog estiver cadastrado é só começar a enviar seus links, agradecemos sua atenção e Deus continue abençoando seu espaço e assim como sua vida, cordialmente Amigo De Cristo.

    ResponderExcluir