quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

NBA faz cultos antes dos jogos

Jogadores das duas equipes costumam orar juntos antes das partidas
Antes de cada um dos muitos jogos da NBA ao longo da temporada, existe um ritual pouco conhecido dos fãs: um culto que reúne atletas e comissão técnica dos dois times.
Nos Estados Unidos, é comum jogadores profissional de hóquei, futebol americano e beisebol, terem um tempo de oração individual ou com a equipe. O trabalho de capelania da NBA é diferenciado e está prestes a comemorar 34 anos. A primeira capela da NBA antes de um jogo foi em fevereiro de 1979, na sede do Philadelphia 76ers.
“O campeonato é muito especial neste aspecto”, disse Mike Yorkey, ex-editor de uma revista cristã, que já escreveu muitos artigos sobre a religião na NBA. ”Cerca de 45 minutos antes do jogo, jogadores de ambos os times são convidados a se reunir com o capelão para um culto que dura cerca de 15 minutos. Os pastores convidados em cada cidade compartilham uma breve mensagem ou leem trechos das Escrituras e às vezes escutam pedidos de oração dos presentes”. Quase sempre os jogadores também cantam algum hino à capela.
Praticamente todos os times da NBA tem um capelão que acompanha os jogadores nas sedes das equipes, mas eles não viajam com o time.
“Os temas das mensagens na maioria das vezes são sobre como superar os desafios da vida, explica Yorkey, mas o objetivo básico é estimular os jogadores a viverem vidas que glorificam a Deus e incentivá-los a resistir às tentações”.
De acordo com especialistas que estudam religião no atletismo, o papel da fé na NBA é diferenciado dos outros esportes profissionais. Daniel Chec, professor de Psicologia do Esporte na Universidade de Southern Georgia, estuda o assunto. Para ele, o que chama atenção é que os atletas nunca oram para ganhar o jogo. “Na maioria das vezes é mais de uma oração de agradecimento, uma oração para ninguém se machucar e que eles possam mostrar o que tem de melhor na quadra”.
Fonte: GospelPrime

Nenhum comentário:

Postar um comentário