segunda-feira, 8 de abril de 2013

Ex-membro de gangue pastoreia a “Igreja do hip hop”

Pastor acredita que uma igreja se parece muito com uma gangue


Troy Evans é o pastor da igreja Edge Urban Fellowship, na cidade de Grand Rapids, Michigan, em um bairro conhecido pela prostituição. Dentro do que parece ser um edifício de escritórios abandonado estão paredes cobertas por pinturas estilo grafite. Há pessoas tatuadas, usando boné e calças jeans. Três homens na casa dos 20 anos de idade seguram microfones e preparam-se para fazer alguns passos de dança elaborados. Pode parecer um show de hip hop, mas é uma igreja. A “igreja do hip hop”.
Enquanto Evans prega para cerca de 100 pessoas em um sábado, ele explica que não tem formação no seminário e abandonou a escola no 7ª ano. Ao invés dos tradicionais cânticos, ouve-se rap. Passagens da Bíblia são comparadas com a vida urbana numa metrópole no século 21. Sua meta é chegar aos jovens que não têm famílias ou que estão se juntando a gangues.
Agora que Evans, que fez parte daquela geração, deixou a vida de gangue para trás, está alcançando pessoas que não tinham uma perspectiva de futuro.
“Nossa idéia de igreja, de forma ampla, é nos tornamos pais substitutos”, diz. Um de seus filhos substitutos é Steven Malcolm, que está no palco cantando uma música que ele passou horas escrevendo e produzindo. Malcolm diz Evans desempenhou um papel fundamental ao compartilhar sua história e passar tempo com os moradores do bairro.
“A única coisa que eu e os cinco outros caras [com que eu ando]… temos em comum é que nenhum de nós tem pai em casa. Eles estão presos ou mortos, e Troy realmente entrou em cena para ser como um”.
Evans diz que liderar os fiéis de uma igreja não é muito diferente de ser líder dos membros de uma gangue. “A maneira como você fala com as pessoas é a mesma, doutrinar alguém é do mesmo jeito e passar ideias ou teologia é a mesma coisa”, assevera. Para ele, tanto uma igreja quanto uma gangue podem proporcionar uma sensação de segurança, de comunidade e de família. Seu objetivo, porém, é fazer com que mais moradores entrem para a igreja do que para a gangue.
com informações GospelPrime


Nenhum comentário:

Postar um comentário