terça-feira, 26 de julho de 2016

Após perdoar ataque à sua igreja na Turquia, pastor vê mais muçulmanos se convertendo

Cristãos participam de culto em igreja de Bursa, Turquia. (Foto: Pray.Interserve)
Cristãos participam de culto em igreja de Bursa, Turquia. (Foto: Pray.Interserve)
Compelido pelo amor de Cristo, um pastor da Turquia cuja igreja foi vandalizada por um grupo de extremistas muçulmanos  se recusou a prestar queixa e perdoou aqueles que o perseguiram.
No dia 25 de fevereiro, um grupo de islamitas danificou as janelas e uma câmera de segurança de uma igreja, enquanto gritavam o slogan jihadista "Allahu Akbar" ("Alá é maior"). O ataque da multidão teria sido motivado pela grande quantidade de muçulmanos que estava se convertendo ao cristianismo naquela igreja, localizada na região do Mar Negro, na Turquia.
Durante uma audiência no tribunal, vários meses depois, a igreja do Pastor Matta (nome completo não revelado por razões de segurança) surpreendeu o juiz, de acordo com um relatório publicado na semana passada pela Missão internacional 'Christian Aid'.
"Durante o julgamento, o juiz perguntou-me se eu mantinha as acusações [contra os vândalos] ou não", disse o pastor à organização. "Eu respondi: 'Eu não mantenho as acusações, porque o Senhor me pediu para perdoar".
"O juiz esperou por alguns segundos e perguntou de novo, dizendo: 'Você não os está acusando nem pelos danos causados ​​com as janelas quebradas e a câmera?". Eu respondi: 'Não, eu não quero mais isso; a única coisa que eu quero é que eles saibam que não somos pessoas más", acrescentou.
O juiz então sorriu e afirmou que como o pastor se negou a manter a queixa, ele como juiz ia indiciá-los para causar danos a um local de culto.
Mas o que o homem quis fazer para o mal, Deus usou para o bem. Relatórios sobre o ataque e a resposta do pastor da congregação espalharam-se rapidamente por toda a região, levando muitos a visitarem a igreja.
"Louvamos a Deus porque após este ataque boas notícias sobre nós foram publicadas em muitos jornais e até mesmo alguns funcionários do governo vieram nos visitar", disse o Pastor Matta.
Ele revelou que foi inspirado pelas palavras de Êxodo 14:14. A passagem bíblica diz: "O Senhor pelejará por vós, e vós vos calareis".
O pastor disse que os muçulmanos estão aceitando Jesus em um ritmo impressionante, atraídos pelo amor e compaixão, demonstrados pelos cristãos.
Turquia vive atualmente sob um clima de tensão, devido à recente tentativa de golpe de Estado. O governo tem buscado impor o islamismo como religião oficial do país. (Foto: Reuters) 

Testemunho
Ele compartilhou sobre um encontro recente com um refugiado cristão do Iraque, que fugiu com sua família para a Turquia, quando o Estado Islâmico começou a se aproximar de sua área, após a ocorrência de incêndios criminosos em aldeias vizinhas.
"Como éramos cristãos, não tínhamos nenhuma chance de sobrevivência ali", disse o refugiado ao Pastor Matta. "Assim nós deixamos tudo para trás e viemos para a Turquia".
O refugiado conta que um contrabandista se ofereceu para levá-los para a Grécia em um barco e seu filho aceitou a proposta, mesmo que isso fosse contra a vontade do pai. O refugiado ficou para trás, mas sua esposa, dois de seus filhos, uma nora e três netos embarcaram com o contrabandista.
"Sete pessoas da família deste homem perderam a vida, quando o barco que usavam para atravessar o Mediterrâneo e chegar à Grécia acabou afundando", disse Pastor Matta. "Ele nos contou a sua história triste, com lágrimas nos olhos. Há muitas histórias como esta, daqueles cujas vidas são quebradas pelos horrores das obras do Estado Islâmico e, em seguida, chegam a uma igreja para ouvir as palavras de Jesus Cristo: 'Tu amarás até mesmo seus inimigos", contou o pastor.
A perseguição religiosa na Turquia é moldada pelo extremismo islâmico e cada vez mais marcada pela violência, de acordo com o grupo de vigilândia da Missão Internacional Portas Abertas nos Estados Unidos, que colocou o país como o 45º em sua lista de locais onde os cristãos sofrem mais com a intolerância.
No início deste ano, o presidente muçulmano Recep Tayyip Erdogan assumiu o controle de seis igrejas na cidade localizada ao sudeste do país. A região está devastada pela guerra de Diyarbakir.
Agora, essas igrejas que foram tomadas são de propriedade do Estado. A ação faz parte de um esforço para esmagar a liberdade de expressão e de movimento religioso.
Em meio à reação da comunidade cristã, o governo alegou que não havia motivos religiosos para que o governo também desapropriasse um número de mesquitas históricas na cidade. No entanto, o grupo de vigilância sobre a perseguição religiosa 'World Watch Monitor' aponta que as mesquitas na Turquia são financiadas pelo Estado, enquanto as igrejas precisam da ajuda de fundações cristãs para se manter no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário